top of page

VBHC no Brasil. Reconhecer e Celebrar.


O conceito de VBHC foi proposto em 2007 pelos professores da Escola de Negócios de Harvard, Michael Porter e Elizabeth Teisberg. De lá para cá o conceito vem sendo testado e implantado no mundo todo. De fato é um grande passo e envolve grandes mudanças, mas que impactam de forma importante o sistema de saúde, seu status quo, seu modelo de remuneração, o modelo de gestão, a cultura, a governança. Muito se fala, muito se estuda, muito se testa, muito se erra, mas não podemos desistir, pois é um conceito que traz resultados para toda a cadeia, e principalmente ao paciente.


Como se trata de um conceito, sua estrutura é teórica, mas a sua aplicação, ou seja, o grande ensinamento, precisa ser estudado, visitado, compartilhado, reconhecido e celebrado.


Neste sentido precisamos divulgar experiências bem sucedidas no mundo, e principalmente no Brasil, que é o nosso mercado, com suas peculiaridades, pois muitos ainda questionam se é uma solução ou uma ilusão.


A última delas, publicada agora em Março/2022 no NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, que tem em seu conselho editorial o Prof. Michael Porter, foi o case da Oftalmologia do Hospital Vera Cruz, Campinas/SP.


O artigo conta sobre os esforços para determinar os verdadeiros custos dos cuidados da saúde, e em seguida integrar as medidas de controle de custos como parte de uma estratégia para oferecer cuidados de alta qualidade baseado em valor. O case apresentado de cuidados oftalmológicos permitiu uma redução no número de consultas e exames, com impacto de redução o custo global da especialidade em uma seguradora de 24,7%, com NPS (Net Promoter Score) de 94. O artigo completo está disponível no https://catalyst.nejm.org/doi/full/10.1056/CAT.21.0379.


Este foi o último de alguns que já foram divulgados, como o case da Joinvasc de Joinville, que está disponível no https://vbhcprize.com/joinvasc-stroke-program/, e outros que convido aqui para serem divulgados pelo Observatório Saúde, pois assim acreditamos ser possível acelerar o processo de transformação que precisamos viver rapidamente no sistema de saúde no mundo todo.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page