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A Experiência em Saúde.

Atualizado: 31 de jan. de 2020


Nosso perfil vem mudando ao longo dos anos. No passado nosso comportamento sempre foi muito passivo frente aos profissionais de saúde, por isso éramos chamados de pacientes, e aceitávamos tudo que estes profissionais nos orientava sob cuidados e tratamentos em saúde. Hoje não mais, pois mudamos, somos mais questionadores, nos tornamos mais exigentes, temos acesso à informação, somos mais instruídos, sabemos sobre opções diagnósticas e de tratamentos disponíveis, e hoje decidimos juntos com a equipe de saúde como será nosso cuidado. Neste contexto nos tornamos verdadeiros consumidores de saúde, por isso não somos mais pacientes e sim consumidores ou clientes.


Infelizmente os serviços de saúde ainda estão atrasados e muitos ainda se recusam a compreender e atender esta evolução de nosso comportamento.


Hoje, sem dúvida alguma a experiência do paciente deve ser a soma do tratamento com o relacionamento, ou seja, a relevância da capacidade técnica dos profissionais de saúde envolvidos no atendimento e a inquestionável infraestrutura tecnológica de ponta e de qualidade das instituições de saúde é básica para nós, mas, com esta nossa evolução nada adianta a excelência da capacidade técnica se a comida do hospital estiver fria, se ficarmos horas aguardando por um atendimento, se não conseguirmos estacionar, se as acomodação forem ruins, se a roupa de cama estiver furada, se o descartável sob a maca do consultório for o mesmo do paciente anterior, se nossa consulta for relâmpago e, se acima de tudo, os profissionais de saúde não estiverem preparado para esta evolução e nossos questionamentos. Agora há uma inversão, ou seja, os profissionais de saúde devem ser pacientes conosco.


Pense nisso, e acima de tudo faça.

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