Diferencie, busque o Diferente. Já não basta mais o produto ou o serviço. O que deve ser prazeroso para quem oferece e para quem busca é o momento da verdade com a Experiência, quando falamos da saúde.
Obrigatoriamente, marcas de sucesso ou que buscam o sucesso, devem transmitir confiança, credibilidade e segurança. Pode parecer estranho, mas além dos atributos que vou chamar de básicos na saúde, a marca deve transmitir sensações, que na maioria das vezes são péssimas, naturalmente pelo motivo pelo qual se busca os serviços de saúde, aliás, serviços de doença. A sensação ruim inerente desta busca pode ser transformada.
Falando de sensações, quem já teve experiência com Hospitais ainda tem guardado em seu subconsciente, o “cheiro de Hospital”, a “comida de Hospital”, o “ambiente frio de Hospital”, o “barulho de Hospital”. Apesar de uma pequena evolução vista no mercado nos últimos anos, ainda estamos longe da expectativa do consumidor da saúde.
Temos muito o que transformar, pois Hospital não precisa ter estes atributos negativos. Hoje o Design & Arquitetura, e Estratégias voltadas ao segmento de saúde podem ser utilizadas para reverter esta experiência negativa.
Quero dar enfoque não somente nestes elementos que constroem a sensação, mas principalmente na personalização do atendimento, que não é fazer um travesseiro bordado com o nome do paciente/consumidor, mas simplesmente entregar atendimento e cuidado único, pois cada paciente é um indivíduo, e assim deve ser tratado, algo que não acontece em grande parte dos atendimentos em saúde.
É preciso conectarmos com o paciente, criar relacionamento com conexão emocional. Precisamos escutá-lo, não só ouvi-lo; precisamos de olho-no-olho, não só vê-lo; precisamos examiná-lo tocando-o, não só por exames complementares.
É fundamental que líderes da saúde, médicos e toda equipe assistencial, dediquem-se à esta conexão, que gera sensações, que gera cura não só pelo medicamento ou tratamentos cirúrgicos. Precisamos perceber que há um valor intangível imensurável neste universo do cuidado.
Uma experiência e uma jornada diferente no acesso ao sistema de saúde, traduz-se em uma relação com mais comprometimento, aderência ao tratamento, auto-cuidado, consciência. Se Gentileza gera Gentileza, na saúde então podemos concluir que: Cuidado gera Cuidado. Pessoas escolhem outras pessoas para cuidar de sua saúde.
Commentaires